Reunião Técnica da Rede Nacional da Rota dos Templários junta parceiros
- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Publicado em 10-05-2024
Decorreu no dia 8 de maio, a 1ª Reunião Técnica da Rede Nacional da Rota dos Templários, que teve lugar no município de Tomar e que contou com diversos parceiros presentes, oriundos de algumas zonas do país.
As boas vindas foram asseguradas pelo presidente da Câmara Municipal, Hugo Cristóvão, que congratulou a presença dos parceiros. Seguidamente, a vice-presidente, Filipa Fernandes, apresentou, conduziu os trabalhos e referiu-se ao momento como o primeiro passo de alargamento desta Rota, implementada na região do Médio Tejo e que pretende vir a ter presença noutros territórios do país.
Na ocasião, o secretário intermunicipal do Médio Tejo, Jorge Simões, apresentou a Rota dos Templários, as ferramentas associadas e os diversos suportes de comunicação, que servirão de apoio à dinamização da rota nacional. Neste momento, e em complemento, Joana Carvalho, da CIM Médio Tejo, demonstrou aos presentes o site: https://templarportugal.com/pt/ e as suas múltiplas funcionalidades.
Seguiu-se a intervenção de Teresa Ferreira, do Turismo de Portugal, que falou sobre os passos futuros, que se prendem com várias ações, tais como: validação histórica dos novos recursos templários, identificação de agentes turísticos com serviços relacionados com a temática, calendário de eventos, Encontro Nacional, desenvolvimento do website e da aplicação da Rota dos Templários, entre outros.
Após este momento de reunião técnica, seguiu-se o almoço no espaço Taverna Antiqua, onde foi possível ter uma experiência gastronómica à época.
No período da tarde, decorreram as visitas aos recursos templários, nomeadamente: ao Centro Interpretativo Tomar Templário, em Tomar, ao Convento de Cristo, em concreto à sala imersiva dedicada à Rota dos Templários e ao Centro de Interpretação Templário de Almourol, no Centro Cultural de Vila Nova Barquinha.
De recordar que no dia 3 de março de 2023, foi assinado um protocolo de colaboração, envolvendo 14 entidades: Município de Tomar (na qualidade entidade coordenadora), Turismo de Portugal, CIM Médio Tejo, Entidades Regionais do Porto e Norte, do Centro e do Alentejo e Ribatejo e os municípios de Arronches, Castelo Branco, Ferreira do Zêzere, Pombal, Sabugal, Soure, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Rodão, tendo o objetivo de garantir o desenvolvimento da Rota dos Templários à escala nacional.