Transporte a Pedido
- Detalhes
- Categoria: Transporte a Pedido
- Publicado em 28-05-2014
Chama-se Transporte a Pedido e é uma marca no território do Médio Tejo, no centro de Portugal.
Uma solução inovadora, flexível, integradora, que reduz a pegada ecológica e que não deixa ninguém sem transporte.
Começou promovendo a ligação dos lugares e das aldeias às sedes de freguesia e de concelho, hoje apresenta já uma vertente intermunicipal de ligação a todas as sedes de concelho do Médio Tejo.
Atualmente o Transporte a Pedido tem expressão em todo o Médio Tejo, atingindo cerca de 214.000 habitantes, mais de 70 circuito e 1.300 paragens.
É um projeto inovador no contexto nacional e tem como objetivo ser uma nova solução de transporte público, adaptada às zonas de baixa densidade populacional onde as necessidades de transportes não se satisfazem com a oferta de transporte público regular.
À semelhança do transporte coletivo regular, o Transporte a Pedido tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de Transporte a Pedido distinguem-se do transporte regular porque é o cliente que marca a sua viagem, através de um pedido para a central de reservas por telefone ou através do site de Reservas
Mapa geral da Rede - Clique aqui!
Transporte a Pedido para unir uma Região!
LINK - Estamos todos ligados!
Começou em dezembro de 2019, como um serviço de transporte que fazia a ligação entre as seis cidades do Médio Tejo: Abrantes, Entroncamento, Fátima, Ourém, Tomar e Torres Novas. Atualmente, abrange também as restantes sedes de concelho: Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã, Sardoal, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.
Para além deste alargamento geográfico, o LINK funciona aos fins de semana nas cidades do Médio Tejo e com horários ao longo do dia para dar resposta às necessidades de transporte existentes, como por exemplo, para deslocações por motivos de saúde, para acesso ao comércio e serviços, fins turísticos de lazer, entre outras.
O LINK é um serviço de transporte público que poderá ser uma boa solução para os estudantes do ensino regular e profissional, como também para os turistas que afluem à região e para a população em geral.
As tarifas a praticar neste serviço beneficiam de 50% desconto atribuído no âmbito do PART, com custo do bilhete a preço reduzido de 3€ e 4€ para todas as ligações entre cidades do Médio Tejo.
O passageiro tem que efetuar previamente a reserva da viagem para a Central de Reservas, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226, às 15:00h do dia útil anterior ao dia da viagem.
Os utilizadores podem reservar on-line as suas viagens, através do site transporteapedido.mediotejo.pt.