A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está apostada em trabalhar a área da Eficiência Hídrica.
A exemplo realizou-se no dia 1 de julho de 2019, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a formalização da escritura pública da Tejo Ambiente - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo, que engloba os Municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.
Este projeto visou a criação de instrumentos alinhados no âmbito da nova estratégia para o sector do Abastecimento de Água (AA) definida pelo “PENSAAR 2020 – a qual assenta numa “estratégia menos centrada na realização de infraestruturas para o aumento da cobertura e focaliza-se mais na gestão dos ativos e na qualidade dos serviços prestados com uma sustentabilidade abrangente”.
A importância deste projeto deveu-se ao facto de existirem ainda situações de abastecimento de água com problemas de qualidade, sendo por isso essencial efetuar os investimentos necessários à garantia da qualidade da água, contribuindo desse modo para o cumprimento da diretiva da Qualidade da Água para Consumo Humano, bem como ao elevado número de perdas de água existente.
INFRAESTRUTURAS
Iniciativas de modernização e articulação intermunicipal capazes de melhorar as competências da região e fomentar a cooperação territorial face à melhor capacidade de organização e resposta municipal e partilha uniformizada de informação.
Projetos concluídos
A eficiência operacional preconiza-se por uma gestão eficiente dos recursos ao nível dos ativos e da reabilitação dos sistemas urbanos de distribuição e adução de água.