Um sistema educativo dinâmico e eficiente constitui um importante indicador de sustentabilidade regional na medida em que potencia nas populações a descoberta de vocações, a aquisição de competências e a disseminação de valores sociais e democráticos. A formação de cidadãos cultos, proativos, íntegros, solidários, instruídos e criativos, no presente, moldará a afirmação e competitividade do Médio Tejo no futuro.
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tem conjugado esforços com parceiros estratégicos da região em ações de modernização tecnológica dos equipamentos e infraestruturas escolares, fomentando práticas educativas inovadoras que transformem as vivências do Médio Tejo em sinónimo de experiências pessoais e profissionais fundamentadas na igualdade de oportunidades, nomeadamente no direito à educação e no acesso à informação.
Planeamento estratégico da Educação a três níveis: agrupamento de escolas, municípios e comunidade intermunicipal, assentando no princípio da mobilização dos parceiros para a prossecução de objetivos comuns e de partilha planeada de recursos.