A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tem vindo a desenvolver ações no sentido de alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental.
A necessidade de intervenção face às alterações climáticas é uma prioridade, pela inevitabilidade que os seus impactos produzem e continuarão a produzir no território, influenciando o quotidiano da população.
O trabalho da CIM do Médio Tejo inclui um conjunto de ações cujo objetivo é promover a adaptação e mitigação, face às alterações climáticas. Estas ações refletem a preocupação com o desenvolvimento sustentável.
Por exemplo, a CIM do Médio Tejo dispõe do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Médio Tejo e de outros projetos direcionados à comunidade em geral e escolar como o Médio Tejo Adapta -(se).
Com uma estratégia de mitigação e adaptação climática definida, pretende-se aumentar a consciencialização sobre as alterações climáticas e os seus impactos, manter atualizado e disponível o conhecimento sobre estes fenómenos e, de forma integrada, definir medidas a adotar.
O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Médio Tejo reveste-se de grande importância, sendo que Portugal encontra-se entre os países europeus com maior vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas.
ADAPTA-SE
As ações a desenvolver vão ao encontro da necessidade de conhecimento por parte das populações sobre este assunto e ao seu enquadramento na estratégia da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
Elaboração de estratégia intermunicipal integrada de adaptação às alterações climáticas, perfilando-se as estratégias municipais com vista à elaboração de estratégias locais de adaptação, para posterior implementação de medidas.